Últimas

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Pelo 9.º ano, Confraria da Moenga participa na Prova de Sopas e na Prova de Doces

Como já é de conhecimento geral, o Centro Social Recreativo de Cultura e Desporto de Igrejinha vai realizar a 10.ª edição da Prova de Vinhos Amadores, a 9.ª Prova de Sopas Tradicionais e a 8.ª Prova de Doces Tradicionais.

Chegou a altura de destacar a participação e apoio neste evento, desde há 9 anos, da Confraria da Moenga, de Évora, nomeadamente na avaliação das sopas e dos doces, momento que acontece a partir das 10 horas do dia da prova, antes da abertura do evento ao público.

Este ano farão parte deste júri de especialistas Luís Abílio, Álvaro Constantino, José Luís Louro, João Malheiro e José Rosado.

Sobre a Confraria da Moenga:
Objectivos: Preservação dos utensílios, usos e costumes ligados à gastronomia alentejana (com especial destaque para as fainas ligadas aos moinhos de vento ou de água).
Traje: Fato de trabalho do trabalhador rural alentejano. Calça de cotim militar cinzento com cós alto, abotoada e suportada por suspensórios; colete tradicional também de cotim militar. Camisa de riscado sem colarinho; chapéu preto de feltro; bota grossa de cabedal; capote alentejano (no Inverno). Como adicional nos eventos gastronómicos, o uso de avental em pano-cru, com pernas tipo ceifões.

Sem comentários :

Enviar um comentário